Alagoas tem novos alertas de chuvas até sexta-feira

Inmet divulgou três novos alertas nas cores vermelha, laranja e amarela.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para o estado de Alagoas. Um aviso de “grande perigo” (cor vermelha), para região Norte, de “perigo” (cor laranja) foi emitido por causa das chuvas para a região Leste de Alagoas (Litoral), e um alerta de “perigo potencial” (cor amarela) para a região Central.

Segundo o Inmet, os municípios da região Norte, estão com alerta de grande perigo chuva. Pode chover de 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Com isso, há grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas.

Os municípios do Litoral e região Central estão com alerta de perigo potencial (amarelo) e pode chover entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Já os municípios do Leste, estão com perigo de chuva. Pode chover de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios.

Previsão do tempo

De acordo com meteorologista Vinícius Pinhos, da Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), os moradores das áreas de risco precisam ficar em alerta e procurar locais seguros.

“O tempo deve permanecer fechado e também fica mais frio. A maior preocupação fica na Zona da Mata e região Norte do Estado, onde há maior previsão de chuva. Os municípios com rios, já registam alagamentos por causa dos transbordos. Há muito riscos de desastres naturais e que podem efetar a população”, disse.

Fonte: G1/Alagoas