ATENDIMENTO VIRTUAL NISE DISPONIBILIZA NOVA OPÇÃO PARA O CONTRIBUINTE TIRAR DÚVIDAS SOBRE O PROFIS 2022

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) está disponibilizando mais uma opção na ferramenta de atendimento virtual da “Nise” para a população alagoana. Desta vez, os contribuintes podem tirar dúvidas sobre o Programa de Recuperação Fiscal (Profis).

Para isso, basta acessar o site (www.sefaz.al.gov.br) e Telegram (@nise_sefaz_al_bot), que dispõe informações de como funciona o acesso ao portal, direcionamento para solicitar uma nova senha, além de perguntas frequentes (FAQ).

De acordo com o líder do Projeto Estratégico do Atendimento Virtual Integrado, Jaime Roberto, essa nova opção tem o objetivo de atender os usuários cada vez melhor. “É uma ferramenta que facilita bastante a vida do contribuinte. Atualmente, temos uma média de mais de 10 mil atendimentos por mês, e 30 mil acessos mensais. A ideia é atingir esse público que utiliza a Nise todos os meses. A orientação é que qualquer cidadão que necessite dos serviços do órgão busque a ferramenta, que foca na agilidade e otimização das atividades fazendárias”, enfatiza.

Passo a Passo

Após validar os dados pessoais (nome completo, CPF, telefone e e-mail), o contribuinte deverá escolher a opção “Sim” para saber mais detalhes sobre o Profis 2022. Feito isso, é preciso selecionar uma opção, como: acessar o portal do Profis, solicitar senha de acesso para o Portal do Contribuinte, dúvidas frequentes ou voltar para a página inicial.

Também é necessário clicar no assunto que tem interesse de obter mais informações, dentre eles estão: acessar serviço, o que é?, etapas para a realização, prazo para realização, legislação vinculada, outras informações ou voltar ao menu anterior. Logo em seguida vai registrar a solicitação e será atendido para sanar as dúvidas.

Outra possibilidade é o usuário digitar a palavra chave “Profis” a qualquer momento na Nise para ser encaminhado para o menu de opções do Profis 2022.

Acesse a cartilha do Profis 2022

A Sefaz oferece uma cartilha que esclarece as principais dúvidas sobre o Profis para sanar pendências relacionadas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O material pode ser baixado gratuitamente e conferido no link: (http://www.sefaz.al.gov.br/cartilhas). No documento, contém quais são os procedimentos para aderir, quantidade de parcelamento, valor máximo de desconto, dentre outros.

Fonte: Agência Alagoas