Palestra: FILOSOFIA DO TEMPO com Dr. Mario Jucá na Academia Maceioense de Letras – AML

Texto do acadêmico efetivo da AML, Moezio de Vasconcellos Costa Santos, advogado, escritor, pesquisador e professor de ensino superior, postado em uma das redes sociais no dia subsequente da reunião ordinária.

Ontem, 12/02/2025 (quarta-feira), a Academia Maceioense de Letras (AML) realizou mais uma reunião ordinária, a primeira do ano de 2025, sob a presidência do acadêmico efetivo Dr. Jorge Luiz Soares Melo, médico generalista, gastroenterologista e geriatra.

Publicidades

Estavam presentes trinta acadêmicos, entre efetivos e honorários, para ouvir a palestra do Prof. Dr. Mário Jorge Jucá, médico coloproctologista e gastroenterologista, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Centro Univetsitário CESMAC, sobre a “Filosofia do Tempo”.

A filosofia do tempo é a área da filosofia que se preocupa com a natureza do tempo e do espaço. Ela aborda questões como a existência do tempo e do espaço independentemente da mente, a existência de outros momentos além do presente e a natureza da identidade ao longo do tempo.

Há alguns filósofos, distribuídos nas filosofias antiga, medieval, moderna e contemporânea que deixaram algumas concepções filosóficas sobre o tempo:

Para Platão, filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental:

O tempo é uma característica da ordem visível das coisas, criado junto com o universo e o movimento.

Para Aristóteles, filósofo e polímata da Grécia Antiga, ao lado de Platão, de quem foi discípulo na Academia, foi um dos pensadores mais influentes da história da civilização ocidental:

O tempo é a medida da extensão delimitada por um conjunto de agoras (o “antes e depois”) de um corpo em movimento.

Para Santo Agostinho, um dos mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo, cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental:

O tempo é uma construção ou elaboração do espírito, sem existência fora dele.

Para David Hume, filósofo, historiador e ensaista, que se tornou célebre pelo seu empirismo radical e ceticismo filosófico:

O tempo é uma apreensão empírica regular de relações causais de antes e depois.

Para Immanuel Kant, filósofo e um dos principais pensadores do Iluminismo, com abrangentes e sistemáticos trabalhos em epistemologia, metafísica, ética e estética tornaram-no uma das figuras mais influentes da filosofia ocidental moderna:

O tempo é uma condição subjetiva da alma humana.
B-teoria do tempo
O fluxo do tempo é uma ilusão, onde o passado, presente e futuro ostentam uma igualdade de realidade.

Quanto a Fenomenologia, estudo dos fenômenos, ou seja, daquilo que aparece à consciência, com o objetivo de compreender o sentido íntimo das coisas, a essência dos fenômenos:

O tempo é algo relativo, subjetivo e os eventos podem ser descritos e narrados de diversas maneiras.

O palestrista demonstrou estudo e conhecimento de causa, tendo a minha admiração por ser um professor titular de cirurgia que também se interessa pela filosofia, enquanto ciência das ciências.

A reunião ordinária foi televisionada pelo Grupo de Comunicação Cultural Gente da Gente, sob a coordenação da Drª Cláudia Maria Carvalho de Bulhões, psicóloga clínica, empresária e apresentadora de televisão.

Publicidades