Cientistas chineses desenvolvem “super DVD” com capacidade de 1 petabit

Cientistas podem ter encontrado a solução para os problemas de armazenamento que acometem a sociedade moderna e digital. A cada dia que passa, os arquivos estão cada vez maiores e armazenar tudo isso sempre exige inúmeros dispositivos de armazenamento. Contudo, pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Xangai descobriram uma forma de armazenar até um petabyte em um disco óptico com tecnologia 3D, isso equivale a 125 mil gigabytes.

O aparelho que se assemelha a um DVD é chamado de “big boy” pelos cientistas e usa tecnologia semelhante ao Blu-ray que temos hoje. Ambos armazenam as informações em uma camada que são lidas a partir de um laser.

Publicidades

O “big boy” promete dar fim a essas tecnologias que atualmente são ultrapassadas, quando comparadas às funções que ele é capaz de desempenhar. Esta nova tecnologia é capaz de escrever e ler até 100 camadas de dados em um espaço de 54 nanômetros, segundo artigo publicado na revista Nature.

Essa nova tecnologia oferece não apenas uma solução de armazenamento para os consumidores e grandes centros de dados, mas também é benéfica para o meio-ambiente, porque diminuiria o consumo de energia.

“Isso poderia reduzir significativamente a pegada e o consumo de energia dos futuros grandes centros de dados, fornecendo uma solução sustentável para a economia digital”, disse Min Gu, professor da Universidade de Xangai para Ciência e Tecnologia.

É muito mais capacidade e mais portabilidade ao mesmo tempo. Caso fossemos armazenar um petabyte em Blu-ray, a pilha de discos chegaria a ter mais de dois metros de altura, mas com o “big boy”, a mesma pilha terá apenas 1,2 milímetros de altura.

Fonte: IGN Brasil

Publicidades